terça-feira, 23 de agosto de 2011

Horta Vertical

Achei muito legal. Uma das críticas às grandes cidades são os impactos que causam além de seus limites. Acredito que uma das maneiras de mitigar este problema é trazer para dentro da cidade aquelas atividades que são feitas fora de seus limites para atender quem está dentro.

Meio confusa minha frase né???

Mas tenho certeza que tu entendeu!!! 

 

fonte: http://www.terrafloraweb.blogspot.com/2011/08/quintas-verticais-o-futuro-da-producao.html

 

Quintas Verticais – O futuro da produção de alimentos?


Com o aumento da população mundial teme-se que num futuro próximo a produção de alimentos seja insuficiente. Dickson Despommier, professor na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e um dos pioneiros da Agricultura Urbana, estima que nos próximos 40 anos serão necessários em mais 109 hetares de terras para cultivo. Uma das soluções possíveis será o cultivo intensivo nas cidades. Desta premissa, nascem projetos de Quintas Verticais, edifícios e estruturas totalmente dedicados ao cultivo na vertical.

O conceito é simples, construir em altura, e não é mais do que já se faz com os edifícios de apartamentos. No entanto, a implementação desta nova tecnologia enfrenta inúmeros desafios. A tecnologia terá de ser eficiente e barata para poder competir com os métodos de cultura tradicionais. Um dos principais problemas que se coloca a este tipo de cultivo é a distribuição da luz. Para obter um desenvolvimento homogéneo das plantas terá que se recorrer a ilumição artificial ou a formas de distribuir a luz natural de forma uniforme. Outros dos desafios destes projetos será a implementação de sistemas de controle da temperatura e humidade baratos  de forma a obter frutos e vegetais durante todo o ano. Estes projetos assentam na cultura hidropónica, isto é, cultivo sem terra, o que permite a reciclagem da água e um uso eficiente dos nutrientes e elimina os problemas com a erosão dos solos. No entanto, os projetos para construir este tipo de estruturas ainda não sairam do papel e a pergunta que se coloca é “Será que funcionam?”. Apesar disso, esta corrente tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e  marca certamente uma tendência de futuro. Nos posts seguintes apresentam-se alguns projetos de Quintas Verticais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário