A iniciativa foi minha através da Prefeitura de Porto Alegre e do Prof. Flávio Horowitz do Instituto de Física da UFRGS.
A origem do evento foi "uma maneira de divulgar a CASA-E "(ver postagens anteriores) e na realidade foi muito mais que isto.
Durante todo dia tivemos palestras técnicas
relacionadas ao tema, a platéia do teatro praticamente lotado durante todo evento foi bastante participativa e todos saíram bastante satisfeitos com o evento.
Além das palestras foi assinado protocolo de intenções entre Prefeitura de Porto Alegre e Green Building Council do Brasil (ver site: http://www.gbcbrasil.org.br/pt/index.php).
O protocolo prevê:
2.1 ... o GBCB:
(i) informar acerca das melhores práticas de construção sustentável.
(ii) oferecer suporte técnico na elaboração de projetos e construções sustentáveis.
(iii) participar de consultas públicas para apoiar a definição de projetos de lei e elaboração do Plano Diretor do Município e Planos de Desenvolvimento Locais, no que diz respeito a temas de construção sustentável.
2.2 .... Município de Porto Alegre:
(i) gerir a política pública do Governo Municipal em direção a sustentabilidade, através da elaboração de projetos de lei que incentivam a construção sustentável.
(ii) inserir os preceitos de construção sustentável no Plano Diretor do Município
(iii) estimular o desenvolvimento de tecnologia, práticas de projetos conforme preceitos de construção sustentável para a transformação da indústria da construção civil, contribuindo para a redução dos impactos ambientais das edificações, redução de custos, promoção de condições salutares de ocupação e geração de retorno econômico.
(iv) colaborar com o GBCB na realização de sua missão e visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário