O litoral que melhor conheço é este na imagem de satélite ao lado. É o litoral de Sta. Catarina,mais precisamente o trecho entre Torres e Florianópolis. Faz 22 anos que eu com certa periodicidade ando para cima e para baixo ao longo desta costa.
Em 2002 estudando legislação ambiental em Sevilla (no caso normativas européias), vi uma grande preocupação em relação à áreas costeiras. O que à priori não fez sentido, pelo simples fato de que as áreas costeiras serem proporcionalmente insignificantes em relação às áreas de interior. A ficha logo caiu! A costa que existe com suas características únicas será sempre a mesma para atender necessidades de lazer, de portos, e cidades para uma população cada vez maior. Ou seja, ao contrário do interior dos continentes, que ainda apresenta diversas áreas com baixa densidade populacional, as áreas costeiras já estão (e isto tem muito à ver com o desenvolvimento econômico) superpopuladas.
No mapa acima percebe-se que praticamente todos continentes tem sua fronteira com o mar delineada por luzes. Isto significa urbanização. Urbanização indica que o ambiente foi modificado e antropizado, O ambiente natural cedeu espaço para urbanização e aquelas características naturais únicas perdidas. A imagem ao lado mostra que até a Africa, continente de menor nível de desenvolvimento econômico, tem sua costa ocupada.